PRÉ-ESCOLAR - ROBÓTICA

 ATIVIDADES LIVRES ROBO COCO



ATIVIDADE 8

As histórias divertem, aguçam a imaginação e estimulam a criatividade. Os livros e as personagens que neles encontramos são bons amigos e com eles aprendemos muitas lições.

Zog, o pequeno dragão,  personagem da história "Zog" de Julia Donaldson, ensinou às crianças a importância de treinar para aprender e ser cada vez melhor e a princesa mostrou como devemos seguir o nosso coração para sermos felizes.

A baleia e o caracol com bichos carpinteiros, personagens da história "A baleia e o caracol" da mesma autora, ensinaram que a determinação, a força de vontade e a inteligência são mais importantes na resolução de problemas que o tamanho e que não há problema em pedir ajuda.

A atividade concluiu com o Robô Mind Designer que desenhou figuras no centro das folha para que as crianças, usando a sua imaginação e criatividade,  lhe dessem uma nova vida.




ATIVIDADE 7

Amélia é uma menina muito astuta. Ela segue um plano para chegar ao seu objetivo. Inicia por pedir um cão ao pai, que lhe é recusado. Depois seguem-se uma série de tentativas que passam pela águia, pelo elefante, pelo cavalo, pela baleia ...  e muitos outros. Nesta interminável lista de animais leva o pai ao cansaço que, por fim, aceita o cão. 

Vitoriosa, sobe as escadas e diz que "Os adultos são difíceis de convencer, mas com tempo eles lá chegam à razão."

A história reflete as dinâmicas familiares entre pais e filhos nos sucessivos pedidos e habituais recusas que no extremo do cansaço leva ao ambicionado sim. 

A atividade teve continuidade com algumas dinâmicas com o robô DOC e o registo da história em desenho.



ATIVIDADE 6

No âmbito do Projeto Biblioteca Digital o "Dragão Jeremias" foi aos jardins de infância mostrar às crianças a sua paixão pelos livros e como eles nos permitem viajar e viver aventuras sem sair do lugar.

O Dragão Jeremias não conseguia ler porque ao emocionar-se as suas chamas queimavam os livros. Ele sabia que tinha de aprender a controlar as emoções. Contudo, "[...] não desistiu, ele encontrou forma de ler tudo o que lhe apetecer". 

Com a sua determinação e persistência, depois de ter tentado várias vezes e de ter procurado a ajuda do sábio e da bruxa, descobriu que o gelado inibia as suas chamas.

Após a exploração da história, as crianças tornaram-se robôs. Com um jogo simples seguiram percursos para orientação espacial como preparação para a programação em robôs.

A atividade concluiu com o desenho da história.




ATIVIDADE 5

"Viste a minha mãe?" de Julia Donaldson conta-nos a história de um macaquinho em busca da mãe. Na procura, há uma borboleta que o acompanha e que vai tentando ajudar seguindo as informações do macaquinho,, mas sem sucesso. Uma história de ternura e de ligação entre pais e filhos.
No final, as crianças, ainda ajudaram o Robô DOC a fazer o percurso do macaquinho e da borboleta para conhecer todos os animais.



ATIVIDADE 4

 "A caixa" de Min Flyte e "Não é uma caixa!" de Antoinette Portis apresentam às crianças um mundo de brincadeiras. Limite? A imaginação!

Estas duas histórias, onde prevalece a ilustração, dão entrada no mundo do faz de conta da infância onde tudo é possível e mostram que não são precisos muitos nem caros brinquedos, basta uma pitada de imaginação para entrar na diversão.

No pré-escolar, a programação procura o estímulo do cálculo mental, e o processo analógico propícia a visualização do processo de criação de um algoritmo (ações necessárias para uma solução). Neste sentido, o processo analógico funciona como uma preparação para o digital.


ATIVIDADE 3

Todos somos diferentes e todos temos uma história a construir, contemplando essas diferenças. A altura, a estrutura, os gostos, as preferências, os talentos são aspetos que fazem cada história de vida diferente das outras. Cabe-nos viver a nossa, escrevendo-a a cada dia...

O Ervilhinho era um menino do tamanho de uma ervilha. Em criança era feliz, por estar protegido pelo aconchego familiar. O início da escolaridade, salientou essa diferença, mas com força de vontade encontrou a profissão adequada para si em função dos seus gostos e talentos: ilustrador de selos.

A história de David Cali foi contada com recurso a sombras chinesas, seguiu-se a identificação de profissões a partir de cartões ilustrados e um jogo de associação de profissão e objetos associados. As crianças usaram, ainda, o Matatalab para fazer a ligação entre a profissão e os objetos necessários para a sua prática.

Por fim, pensando na profissão futura, fizeram o desenho. 



ATIVIDADE 2

O primeiro Natal dos animais de Benoit Debecke

Os animais são seres que fazem sempre sucesso junto das crianças e se lhe juntarmos o Natal arranca sorrisos e faz nascer sonhos.

O Natal é isso mesmo, é sonho, é esperança, é amor, é amizade ... é a celebração de valores universais para gerar emoções verdadeiras e duradouras.

Com a ajuda do Robô Mind Design ainda deram um Pai Natal aos robôs.


ATIVIDADE 1

A que Sabe a Lua  de Michael Grejniec

Uma história simples de grandes valores que foi contada e recontada pelas crianças com a ajuda de cartões ilustrados e do Robô DOC.

Powered by emaze